Esparsos e parcos apontamentos

quarta-feira, dezembro 29, 2004

A ignorância

À medida que aumento os meus conhecimentos, maior se torna a fronteira com o desconhecido e logo cresce desenfreadamente a minha curiosidade por tudo o que não sei,história ou relações internacionais, clássicos da literatura e filosofia, e um sem fim de assuntos que gostaria de explorar cuidadamente.

Hoje dei um passo em frente, admitindo irremediavelmente a minha imensa ignorância, comprei um livro de receitas, um breve compêndio, um simples resumo de cultura.

Subtitulado "Tudo o que é preciso saber", o livro resume efectivamente os grandes marcos da História, do Grécia à actualidade, passando pela génese do Cristianismo e pela formação da Europa.

Noutro capítulo, em que residem as verdadeiras novidades para mim, o autor escreve sobre as principais ideias de filósofos, e lá vou eu ficar a saber, finalmente, o que disse Bacon diferente de Leibnitz, Heidegger de Popper e por aí.

O melhor do livro, e única parte que já li atentamente, é a lista de livros para ler e para ir lendo, afinal a fonte de cultura necessária para a elaboração do resumo que, mesmo sabendo que o tosco e néscio povo diz que o saber não ocupa lugar, devem certamente encher uma estante como a que é exibida na capa.

Em vez de ler, tornar-me um intelectual, treinar em frente ao espelho, papaguear frases feitas sobre tudo e nada, ensaiar a ocasião perfeita para citar alguém que a maioria não conhece, logo inquestionável, tomarei o volumoso Cultura como um início, uma pequena cábula para explorar posterior e definitivamente os assuntos cuja ignorância tanto me atormenta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hey, meu amigo Tiago!!

D'Além mar o Manoel lhe fala: a ignorância é um mergulho na felicidade.

(mas leia, é excelente ler, sobretudo bons textos...)

Grande abraço brasileiro (ou seria melhor "abraço baiano"? rsss)

Manoel
(www.meuescandalo.blig.ig.com.br)

4/1/05 17:52

 

Enviar um comentário

<< Home